Docência Universitária 3: Fundamentos e práticas pedagógicas no ensino superior

Docência Universitária 3: Fundamentos e práticas pedagógicas no ensino superior R$ 20,90 Comprar

Este livro congrega o terceiro volume de produções científicas decorrentes da finalização do Curso de Pós-Graduação lato sensu em Docência Universitária, ofertado pela Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Inhumas, no período de 2017-2018. Está composto por 18 capítulos escritos por docentes, profissionais e pesquisadores de diferentes áreas do saber, mas que, ao apresentarem temas multidisciplinares, se aproximam nas discussões da formação contínua de professores para o exercício da docência no ensino superior. A formação continuada pensada sob a ótica da interlocução entre pesquisa, ensino e extensão, transversaliza práticas pedagógicas e contribui no aprimoramento de nossas reflexões, ressignificando nossos saberes e nossas identidades docentes. Assim, o confronto entre distintas experiências, problematizações e inquietações que mobilizaram a busca pela capacitação foi consubstanciado por saberes pessoais, epistemológicos, éticos, políticos e sociais que engendram o exercício docente. Nesse sentido, e, sustentado por tais princípios, o conjunto de 18 capítulos deste livro foi organizado em três eixos que demarcam o propósito e objetivos do curso de Docência Universitária, quais sejam: Educação e Diversidade; Fundamentos da Docência Universitária; e, Formação Docente, distribuídos, respectivamente, nessa ordem, a seguir. O Eixo I, Educação e Diversidade, abre a tecitura da obra com o capítulo Inclusão e prática docente no ensino superior. As autoras apresentam reflexões sobre a inclusão e a prática docente no ensino superior com objetivo de analisar o Atendimento Educacional Especializado (AEE) nesse nível de ensino, pontuando avanços após a década de 1990 e a função social da universidade.
Eixo II, Fundamentos da Docência Universitária, tem como título, Plano Estadual de Educação 2015/2025 do estado de Goiás: uma análise a respeito da Meta 13. As autoras discutem e analisam as políticas educacionais para o ensino superior em Goiás e os desafios a enfrentar para se cumprir a meta 13 do Plano Estadual de Educação (PEE 2015/2025) para os próximos sete anos. Constata-se que a cada ano diminui o quantitativo de alunos egressos do Ensino Médio (CENSO 2017) e, em decorrência disso, há uma acirrada disputa entre Instituições de Ensino Superior (IES) privadas para atrair esse alunado.
O Eixo III, Formação Docente, inicia com o capítulo Saberes docentes na formação continuada: porque o professor está sempre em (trans)formação. As autoras apresentam uma reflexão sobre os saberes construídos a partir do curso de pós-graduação lato sensu em Docência Universitária, ofertado pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Inhumas. Foram selecionadas três disciplinas dentre as doze ofertadas, para que fosse discutido como os saberes aprendidos nessas disciplinas contribuíram para problematizar e ressignificar a prática docente daqueles que estavam matriculados no curso lato sensu em questão. Os objetivos foram: refletir sobre os saberes propostos na especialização, discutir de que maneira estes poderiam reverberar na formação e na prática pedagógica do formando, e, provocar possíveis ressignificações na práxis docente.

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.